News Notícias

Publicação na Nature por membros do CFTC

Nature

Foi publicado no passado dia 10 de Julho de 2008 o artigo Social diversity promotes the emergence of cooperation in public goods games Francisco C. Santos, Marta D. Santos & Jorge M. Pacheco Nature 454 (2008) 213-216 onde se procura compreender as origens da cooperação. O ex-aluno do Depar­tamento de Física (DF) da FCUL Francisco C. Santos, agora Post-doc em Bruxelas, juntamente com Jorge M. Pacheco do CFTC-UL e a aluna de licenciatura em Física no DF-FCUL Marta D. Santos, investigaram de que forma a diversidade afecta a evolução da cooperação, modelada no contexto de jogos de bem público.

Pela primeira vez foi tido em conta o facto de indivíduos numa sociedade se organizarem em redes sociais que determinam que uns indivíduos se envolvem em mais jogos do que outros, sendo que uns jogos congregam grupos maiores de participantes do que outros. Foi demonstrado que esta diversidade contribui para promover a emergência da cooperação neste tipo de jogos. Em particular, em sociedades em que o que importa é contribuir e não o quanto se contribui, a cooperação dispara, dado que indivíduos que se envolvem em muitos jogos de bem público assumem o papel de "role models" para a maioria dos restantes.

Neste paradigma de contribuição, há mais ricos e menos pobres, se interpretarmos de uma forma mais economicista os resultados desta investigação. O trabalho agora publicado foi financiado parcialmente pela FCT ao abrigo do projecto PDCT/HEC/30360/2004, que também financiou a bolsa de início à investigação que foi concedida à Marta D. Santos para realizar trabalho de investigação neste problema.